9 de março de 2015

PILARES

SONO

sono

O excesso de trabalho, estímulos e preocupações prejudicam a quantidade e qualidade do nosso sono, consumindo de maneira significativa a nossa performance e a nossa saúde.

O repouso noturno regula o nosso ritmo circadiano, nosso humor, nossa produção hormonal e praticamente todo o funcionamento do nosso organismo, aumentando a nossa produtividade e criatividade.

Propomos estratégias comportamentais que vão criar um cerimonial do sono e combater estes hábitos tão comuns como trabalhar, usar computador, TV e celular ou estimular preocupações e tensões até tarde da noite.

A exceção justifica a regra, dormir tarde alguns dias em prol de diversão e lazer também é essencial à saúde.

O estado mental em que vamos dormir vai ditar toda a qualidade do nosso sono, quando não fazemos uma quebra e preparação do sono, levamos todas as nossas preocupações e tensões para a cama, perdendo qualidade e muitas vezes desenvolvendo insônias e interrupções frequentes no sono.

 

ALIMENTAÇÃO

alimentacao

Viver fazendo dieta é uma maneira muita eficiente de destruir sua autoconfiança. Sempre que se faz um movimento radical em uma direção, isto provocará uma reação espontânea na direção oposta. É o famoso efeito gangorra, ou 8 ou 80. O equilíbrio não está nos extremos, o equilíbrio está no meio. A melhor maneira de emagrecer de forma sustentável e permanente é através da mudança de hábitos.

Adquirir novos hábitos que se tornem duradouros requer vencer pequenos obstáculos de forma gradativa e suave. Ao estimularmos um exercício de auto-observação podemos pensar os alimentos em relação a sua qualidade e introduzí-los em nossa rotina aos poucos, até que isto vire um hábito.

Observar como nutrimos nosso corpo é um passo fundamental para inaugurar qualquer mudança de hábito e nos tornar responsáveis por aquilo que colocamos dentro de nós mesmos.

 

CARDIOVASCULAR

cardiovascular

Propomos um treinamento cardiovascular em equilíbrio de oxigênio, onde haja um conforto respiratório. O exercício é feito dentro de um limite em que o coração tem a capacidade de compensar o gasto de oxigênio exigido e consegue distribuí-lo pelo corpo. Quando trabalhamos fora deste limite, ou seja, quando o coração não consegue “entregar” a quantidade de oxigênio necessária para os processos metabólicos, dizemos que estamos fazendo um trabalho em déficit de oxigênio. Neste caso, jogamos contra a natureza, gerando desequilíbrio, lesionando e envelhecendo precocemente o organismo.

O atividade cardiovascular feita em equilíbrio é o melhor ansiolítico que existe. Ela regula todo nosso sistema orgânico: pressão arterial, metabolismo, hormônios e regenerações celulares.

Ao respeitarmos nossos limites realizando um treinamento em equilíbrio de oxigênio, aumentamos nossa capacidade cardiovascular, ganhando vitalidade, performance e saúde

 

FORTALECIMENTO

Fortalecimento

Criamos um método de fortalecimento natural, simples e intuitivo, baseados em movimentos da ginástica olímpica e controle do próprio corpo, com movimentos básicos como se pendurar, descer, subir ou balançar em barras.

Os treinos são rápidos, são desafiadores, lúdicos e agem nas fibras musculares mais profundas e estabilizadoras. Este método tem enormes vantagens em relação à musculação localizada.

 

COORDENAÇÃO MOTORA

coordenacao

Realizar movimentos novos é a maneira mais eficiente de criar novas conexões entre os neurônios e ampliar a nossa rede neural e motora.

Esta inteligência neural amplia o nosso potencial e a nossa capacidade de realizar múltiplas habilidades.

Desenvolvemos atividades corporais que trabalham qualidades como: jogo de cintura, controle emocional, concentração, foco, precisão, maleabilidade, agilidade, equilíbrio, timing, entre muitas outras.

Todas estas inteligências podem ser treinadas a partir do corpo, produzindo um ganho cerebral que age diretamente na maneira como atuamos em nosso cotidiano.

 

RELAXAMENTO

Relaxamento

Trabalhar muito não faz mal. O que mina e consome nossa vitalidade e saúde é não respeitar o equilíbrio entre estímulo (adrenalina) e repouso (relaxamento). É o que em nosso método chamamos de teoria do elástico: você pode esticar um elástico de forma extrema, mas tem que afrouxá-lo para manter a sua integridade. Caso você o estique indefinidamente, ele fatalmente irá se romper.

Quando o stress torna-se crônico se transforma em nosso pior inimigo, consumindo nossa saúde e produtividade. Quando nosso corpo é submetido a períodos prolongados de atividade cerebral intensa, sem pausas e a grandes pressões psicológicas , sem que haja uma compensação a este desgaste, passamos a viver um estado corporal e mental de tensão que não se desliga.

Este stress permanente afeta nosso sono, nossa lucidez, criatividade e nossa capacidade de tomar decisões de forma equilibrada.

O relaxamento é uma ferramenta poderosa, apenas 10 a 15 minutos de relaxamento diário, compensa e dissolve o stress de um dia inteiro.

 

MEDITAÇÃO

meditacao

O pensamento não tem paz! Um ritmo mental frenético e agitado desequilibra todo o nosso sistema orgânico, sendo um dos grandes agentes a alimentar a maioria das doenças modernas. O corpo é uma maneira simples e genial de acalmar a mente.

Com atividades corporais complexas que exigem concentração e atenção plena, nosso pensamento cessa automaticamente.

A meditação ativa é a forma mais fácil e acessível de se praticar meditação, já que a grande maioria das pessoas encontram uma enorme dificuldade em alcançar a calma e a quietude na meditação convencional, quando se encontram em estado de alerta devido a aceleração mental produzido por estímulos profissionais ou emocionais.

Propomos também diversas técnicas de meditação com base no Taoísmo e no Budismo, entre outras.